Histórico e Objetivos

Histórico

Maio de 1995 em Curitiba, durante um curso de ergonomia realizado como pré-curso do Congresso Nacional de Medicina do Trabalho, os Profs. Antonio Grieco, Enrico Occhipinti e Daniela Colombini, da EPM - Unidade de Postura e Movimento - Universidade de Milão / Itália, contaram para Ruddy Facci e Edoardo Santino, que estavam desenvolvendo uma nova metodologia de ergonomia desde 1994.

Interessando-se pelo tema, Santino e Facci aceitaram o convite desses professores para participar do projeto OCRA; a partir de 1995 acompanharam todas as pesquisas e estudos sobre essa metodologia, até sua certificação pelo Sistema ISO em 2006.

Após intensa imersão na Metodologia OCRA nesse ano de 2006, os doutores Edoardo Santino e Ruddy Facci foram capacitados pela EPM como Docentes OCRA, para trazer esse método para o Brasil. Criou-se então em 2007 a ESCOLA OCRA BRASILIANA, que fez grandes esforços para a tradução do livro OCRA do idioma italiano para o português, adaptando-o à terminologia técnica brasileira.

O lançamento do livro OCRA no Brasil foi feito em outubro de 2008 na cidade de São Paulo, dentro da UNIP, para um público de aproximadamente 800 pessoas.

Em fevereiro de 2009 foi realizado o primeiro curso OCRA para uma empresa brasileira. Desde então, a Escola OCRA Brasiliana vem capacitando profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento para a utilização do método, tais como:

- Engenheiros de processo, de produção

- Engenheiros e técnicos de segurança

- Médicos do trabalho e édicos em geral

- Enfermeiros do trabalho

- Advogados trabalhistas

- Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego

- Juízes do Trabalho

- Procuradores do Ministério Público do Trabalho

- Dirigentes sindicais

- Recursos Humanos

- Fisioterapeutas

- Educadores Físicos

Devido sua produção cientifica e futuras publicações, a Escola OCRA sentiu a necessidade de ter mais rapidez na confecção de seus livros, a um custo mais baixo e mais acessível a todos, e isso foi possível com a criação da EDITORA ESCOLA OCRA, a partir de 2010; sua primeira publicação foi o livro NIOSH BY OCRA.

As escolas OCRA existentes no mundo, formaram em 2011 a “International School of Ergonomics of Posture and Movement – EPM-IES”, a saber:

• Itália – Milão (escola central, sede) / Bari / Piza / Emilia Romagna
  • Brasil – Curitiba
  • Espanha – Barcelona
  • França – Paris
  • Colombia – ?????
  • India - ?????

Todo ano acontece uma reunião de todas essas escolas, para troca de dados e experiências vivenciadas, atualização tecnológica e cientifica; por isso a “Escola OCRA é uma escola em constante evolução”.

OBJETIVOS DA ESCOLA OCRA BRASILIANA

• Capacitar profissionais para Avaliação Ergonômica de postos de trabalho, através de treinamento in company ou aberto (vide calendário OCRA).

Publico Alvo:engenheiros de proceso, de produção, de segurança, técnicos de segurança, médicos do trabalho e médicos em geral, enfermeiros do trabalho, advogados, recursos humanos, cipeiros, crono-analistas, fisioterapeutas, educadores físicos, gerentes de produção.

• Disponibilizar uma ferramenta para a gestão científica do risco para o sistema musculo-esquelético (membros superiores e coluna lombo-sacra)
  • Ensinar como fazer projetação de postos de trabalho, já identificando e quantificando o risco, bem como reprojetar postos de trabalho para reduzir os riscos, adequando-os às melhores condições
  • Ter elementos científicos para a confirmação ou não do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário)
  • Consultoría e assessoria para organizações públicas e privadas